Recortes

Cuttings

1988 - 2000's

"Nas fronteiras entre a escultura, o desenho e a pintura, esses quadros instigam o observador a uma reflexão, não sem antes o provocar emocionalmente. São todos quadros criados em tinta acrílica sobre papel schöeller. Dizer quadros leva ao engano
de se pensar em peças cujo suporte essencial é plano e as imagens imobilizadas pela fixidez. Os procedimentos básicos utilizados por Tuneu são o corte e a dobra. O primeiro permite a ruptura do plano e a penetração em direção a um fundo sempre negro. A dobra altera a continuidade do plano e é quase imperceptível."

Trecho do texto de Marcos Henrique Veloso
para a Folha de S. Paulo, 1990

"On the border between sculpture, drawing and painting, these pictures instigate the observer to reflect, not without first provoking him emotionally. They are all pictures produced with acrylic paint on schöeller paper. To say pictures leads to the mistake of thinking of pieces whose essential support is flat with images immobilized by fixedness. The basic procedures used by Tuneu are cutting and folding. The first allows the rupture of the plane and penetration in the direction of an always black background. The fold alters the continuity of the plane and is almost imperceptible."

Part of the text by Marcos Henrique Veloso
published on Folha de S. Paulo (newspaper), 1990

recorte-ocre-2
recorte-ocre-1-a
Objeto_Parede
15043-1
15044-ampli-1
pintura-recorte3
pintura-recorte1
pintura-recorte2

Brancos

Whites

2007

"Tuneu e Guilherme combinaram as duas investigações estéticas a partir desse ponto de convergência: a preferência pela claridade nas obras, a composição de trabalhos “cheios de luz”. Contudo, mesmo tendo como base a semelhança na pesquisa de cor, o resultado visual não revelou nada em comum entre as duas investigações, e sim uma “antítese dialética”, como escreveu Peter Cohn. [...] A exposição provocou no público a percepção de duas práticas artísticas, que, sem esforço, se complementam. Uníssono ao branco do título que se origina da soma de todas as cores, a mostra foi a celebração da união de opostos que se revigoram e não se anulam."

Guilherme Werneck e Tuneu: brancos.
Exposição realizada em janeiro de 2007, Galeria Diferença, Lisboa.

Trecho do texto "Geometria da Emoção"
de Caroline Menezes.
retirado do livro TUNEU, 2021.

"Tuneu and Guilherme combined two aesthetic investigations from this point of convergence: the preference for clarity in these works, the compositions of works that were “full of light”. However, even based on similarities in color research, the visual result revealed nothing in common between the two investigations, but instead a, “dialectic antithesis”, wrote Peter Cohn. [...] The exhibition offered the public a perception of two artistic practices, which, without effort, complete each other. In unison with the White indicated in the title, which originated from the sum of all colors, the exhibition was the celebration of opposites that revitalize, rather than annulling each other."

Guilherme Werneck and Tuneu: Whites,
Exhibition on January 2007, Galeria Diferença, Lisbon.

Part of the text "Geometry of Emotion"
by Caroline Menezes.
extracted from the book TUNEU, 2021.

RB-3
RB-5
RB-1
RB-2
RB-6
RB-4_102x30-5cm
RB-8
RB_9

+ work series

ColmeiaBeehive
2019

HexacordoHexachord
2017

AquarelasWatercolors
2010's

Puro EspaçoPure Space

DobraduraFolding

AquarelasWatercolors
2000's

TensãoTension

RecortesCuttings

Foto-RecortePhoto-cutting
2006

A história de dois quadradosThe history of two squares

Poéticas Paulistas IPaulista's Poetics #1
2002

Aquarelaswatercolor
1990

Considerações sobre um relógio de solconsiderations on a sundial

Os sonhos de MickeyMickey’s Dreams

Geométricos - década 1970Geometrics 1970's

Década de 1970Untitled Series - 1970's

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